De 19 a 23 de setembro de 2016
Apresentação e justificação do Curso
Tendo em conta que a BIOÉTICA se tornou cada vez mais dominante no plano das mentalidades da cultura de hoje, como resposta aos vertiginosos avanços da tecnologia e às profundas modificações sociopolíticas de um mundo em processo de globalização e de multiculturalismo, parece de enorme importância que esta nova área do saber seja exposta e proposta à sociedade e demonstrada a sua adequação. É essa a convicção dos que fazem o Instituto de Bioética e essa é a linha orientadora de toda esta proposta.
O debate bioético, a procura de fundamentação para a emissão de juízos éticos, o acolhimento de argumentos oriundos de ciências diversas, a lenta mas segura elaboração de uma linguagem própria são fenómenos de irrecusável realidade. Por isso, a Bioética não se limita a um encontro académico de especialistas de várias áreas do saber e da atividade profissional, preferencialmente oriundos da Biologia, da Filosofia, da Teologia, do Direito e da Medicina, antes se constitui como uma “transdisciplina”, projectando-se num horizonte de saberes e práticas próprios.
Neste sentido, a Bioética, como recente configuração da preocupação com o estudo sistemático das dimensões morais da conduta humana nas ciências da vida e nos cuidados de saúde, deve, em nosso entender, constituir-se como uma presente e permanente dinâmica de formação nos profissionais de saúde. Consideramos que o CURSO INTENSIVO DE BIOÉTICA, integrado na Cátedra UNESCO de Bioética, que agora se apresenta, apoiado por um corpo docente de reconhecida competência e excelência, será decisivo para a necessária e urgente formação que no dia-a-dia urge implementar.
Objetivos do curso
O principal objetivo é o de proporcionar uma excelente formação que proporcione aos participantes uma compreensão dos princípios e fundamentos da bioética, bem como das principais questões em que a Bioética e a Sociedade se entrelaçam.
Metodologia e planeamento do curso
O programa está organizado em módulos curriculares, cada um visando uma área particular da reflexão ética nas ciências da vida, os quais se subdividem em diversos temas/especialidades, de acordo com a pertinência de uma abordagem ética nas respetivas áreas. O programa consistirá em uma série de aulas teóricas e seminários seguidos por discussões de grupo focalizadas nas questões éticas suscitadas no decorrer da aula. Nestas discussões serão utilizadas diferentes metodologias e estratégias que incluirão: (1) a análise de casos (recolhidos na literatura ou trazidos da vivência profissional dos participantes), (2) modelos de decisão ética (“ethical decision making models”), (3) análise ética de documentários, séries e filmes; (4) análise ética de narrativas (utilização de trechos literários).
Avaliação e certificação
O curso confere 6 ECTS que serão atribuídos a quem compareça a 80% das sessões e elabore um trabalho final escrito. A frequência do curso completo com avaliação final confere um certificado com atribuição de 6 ECTS e a realização do curso completo sem avaliação confere um certificado de presença.
Aos participantes que obtenham o certificado com atribuição de ECTS, poderá ser creditada a unidade curricular de “Introdução à Bioética” no Mestrado em Bioética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.