Doutoramento em Bioética

Ano letivo 2021/2022

3º Ciclo
Doutoramento em Bioética

O Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (IB-UCP) anuncia a realização da 6ª edição do Doutoramento em Bioética (2021-2024), organizado segundo os princípios da Declaração de Bolonha, sob a coordenação científica da Prof.ª Doutora Sandra Martins Pereira.

O Doutoramento em Bioética decorre nos termos do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com as alterações que lhe sucederam e na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto, regendo-se pelos princípios constantes em regulamento próprio (Regulamento do Doutoramento em Bioética), e tendo igualmente como referência o Regulamento Geral de Doutoramento da Universidade Católica Portuguesa.

Ver aviso de abertura aqui em Português ou Inglês (English) - a disponibilizar brevemente.

Introdução

Este Programa de Doutoramento visa a reflexão crítica à luz dos fundamentos da Bioética, assentando no desenvolvimento de maturidade e capacidade científica para investigar e produzir ciência de modo autónomo, responsável e original.

O programa de doutoramento em bioética é coordenado e lecionado por peritos na área da bioética e afins (ciências da saúde, políticas de saúde, investigação em ciências e serviços da saúde, entre outras), que proporcionarão um percurso formativo de excelência para os futuros bioeticistas. Este programa é único pelas oportunidades que conferirá, aos estudantes, de conduzir investigação empírica em bioética.

O programa de doutoramento em Bioética pretende que os seus alunos adquiram:

• Conhecimentos aprofundados de Bioética, no contexto de uma visão integral, para além dos conhecimentos avançados na área de especialização;
  • Competências na conceção, planeamento e execução de investigação científica na área da Bioética;
  • Conhecimento e capacidade de deliberação e decisão ética;
  • Aptidão para a preparação e publicação de artigos, baseados na investigação.

Conforme consagrado no Decreto-Lei Nº. 65/2018 de 16 de agosto, Capítulo IV, Artigo 28º, o grau de doutor é conferido aos que demonstrem:

a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico;
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
d) Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com comité de seleção;
e) Ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f) Ser capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados;
g) Ser capazes de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Face ao exposto, o grau de doutor em bioética será conferido aos estudantes que demonstrem:

• Conhecimento aprofundado em bioética, com particular enfoque numa área de especialização à qual dedicarão a sua investigação;
  • Rigor e propriedade metodológica;
  • Capacidade para conduzir investigação de forma independente;
  • Contributo original para a produção de conhecimento em bioética;
  • Conteúdo publicável em revistas científicas internacionais com revisão por pares.

Área de Estudos:
Bioética
Grau de Ensino:
3º Ciclo
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:
Destinatários:

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Bioética:

1. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, obtido em Portugal.

2. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, obtido no estrangeiro, após reconhecimento como satisfazendo os objetivos do grau de mestre (unicamente para efeito de candidatura a este ciclo de estudos), pelo Conselho Científico do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

3. Titulares do grau de licenciado com a classificação mínima de 16 valores e, cumulativamente, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.
Horários:

O ciclo de estudos tem uma duração de três anos/seis semestres curriculares de trabalho dos doutorandos, na modalidade de frequência a tempo integral. Excecionalmente, poderá ser autorizada a frequência em cinco anos/dez semestres na modalidade de frequência a tempo parcial.

As aulas desta edição decorrerão presencialmente nas instalações da UCP em Sintra, às quintas-feiras, das 16h às 20h, e às sextas-feiras, das 16h às 20h. O curso é lecionado maioritariamente em Português e Inglês.

Coordenação:

Doutora Sandra Martins Pereira - smpereira@ucp.pt

Contactos:

Para mais informações contacte-nos através de:
espacodocandidato.sede@ucp.pt; ou
secretariaescolar.sede@ucp.pt

Morada:
Universidade Católica Portuguesa (Sede)
Palma de Cima

Lecionação do Doutoramento em Bioética:
Universidade Católica Portuguesa
Campus de Sintra