Membros

Ana Sofia Carvalho
Diretora do Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa (IB-UCP). Professor Associado na Universidade Católica Portuguesa. Coordenadora do Centro de Investigação em Bioética e do Programa de Doutoramento em Bioética (IB-UCP). Co-coordenadora da Cátedra UNESCO em Bioética (IB-UCP). Consultor especialista do FP7 em Ética, ciência e sociedade.

 

Walter Osswald
Professor Emérito de Farmacologia e Terapêutica na Faculdade de Medicina, Universidade do Porto. Coordenador da Cátedra UNESCO em Bioética (IB-UCP). Autor de mais de 500 artigos, 3 livros, coeditor de vários livros de Farmacologia e Bioética; Editor do Prontuário Terapêutico. Áreas de investigação: sistema cardiovascular; ética médica; ética nos ensaios clínicos.

 

Daniel Serrão
Chefe do Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina, Porto (1970/1998). Chefe do Lab. de Patologia, Hospital de S. João, Porto (1970/1998). Prof. De Patologia, Faculdade de Medicina, Porto (1970/1998), Prof. de Ética Médica, Faculdade de Medicina, Porto (1980/1998). Prof. do Mestrado de Ética Médica, Faculdade de Medicina, Porto (1997/2001). Prof. do Mestrado de Filosofia/Bioética, Faculdade de Filosofia, Braga (1998-). Prof. do Mestrado de Bioética, Instituto de Bioética, UCP, Porto e Lisboa (2000-). Professor de Bioética no Doutoramento de Bioética, Instituto de Bioética, UCP, Porto e Lisboa (2008-). Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Medicina. European Academy of Sciences and Arts, Pontifical Academy for Life. Conselheiro no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), Membro do Steering Committee on Bioethics (CDBI) do Conselho da Europa. Presidente da Comissão de Fomento da Investigação em Saúde.

 

Joana Araújo
Investigadora; Doutoranda no Instituto de Bioética da UCP; Mestre em Bioética pelo Instituto de Bioética da UCP (2007); Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Áreas de Investigação: Ética ambiental; Organismos Geneticamente Modificados; Desenvolvimento Sustentável; Bioética e Educação; Ética e Sociedade.

 

Mónica Carvalho
Investigadora no Centro de Investigação de Bioética (GIB) - Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Psicologia e em Jornalismo. Doutorada em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Áreas de investigação: Comunicação e saúde; risco; sociologia da ciência e da medicina.

 

António Jácomo
Professor e investigador no Centro de Investigação de Bioética (GIB) - Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Professor Associado e Coordenador do módulo Jean Monnet no Mestrado em Estudos Europeus -Universidad Pontificia de Salamanca - Espanha e Professor Convidado da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e na Universidade de Oxford (GB). Doutor em Filosofia e Mestre em História da Ideia de Europa do Instituto Superior de Estudios y Derechos Humanos Europeos - Universidad Pontificia de Salamanca. Áreas de investigação: filosofia da mente, psicologia moral, ética, ciência cognitiva, da religião e Estudos Europeus. É autor de inúmeros artigos, 7 livros individuais e coeditor de cinco livros.

 

Carlos Costa Gomes
Secretário de Direção e do Conselho Científico do Instituto de Bioética (IB) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Docente de Bioética da UCP, Investigador de Bioética do IB-UCP, Bolseiro Pós-Doc no âmbito do Projeto “NÓS” (Saber, Narrar e Ouvir) - Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente da Comissão de Ética da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha (Oliveira de Azeméis – Portugal), Membro da Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco – Portugal), Diretor do Centro de Estudos de Bioética e da Revista Portuguesa de Bioética.