Projetos em Curso

PROJECT "ENSURE ENHANCING THE INFORMED CONSENT PROCESS. SUPPORTED DECISION-MAKING AND CAPACITY ASSESSMENT IN CLINICAL DEMENTIA RESEARCH"

Goals

The overarching goal of this project is to provide interdisciplinary recommendations for an action model for an informed consent process in clinical dementia research that aims at a) enhancing the capacity to consent of people with dementia, b) improving the assessment of decision-making capacity, c) protecting those who do not have the capacity to consent, and d) guaranteeing an ethically justified inclusion of research subjects in clinical dementia research. For this purpose, four international project partners work together on four interdisciplinary interlinked subprojects that are conducted in three successive phases. Each subproject stresses on the following steps of our research: 1. review and analysis of current ethico-legal concepts, 2. identification of dementia- and country specific demands, 3. development and evaluation of tools to enhance the informed consent process, 4. provision of interdisciplinary recommendations. The findings of each subproject will be interchanged continually to promote the achievement of the joint general objectives. The close interdisciplinary collaboration proofs novelty and originality by integrating normative ethico-legal and empirical gerontological analysis, and by considering actual challenges of the European States national legislations. The results of this project shall contribute to an adequate balance between autonomy and protection and promote legal certainty and handling security in informed consent processes in clinical dementia research.

Project Coordinator
Dr. rer. nat. (Doctor of Natural Sciences) Julia Haberstroh | Frankfurt Forum for Interdisciplinary Ageing Research (FFIA) | University of Frankfurt

Partners
Department of Philosophy of Law School of Law | University of A Coruña  
Institute for Medical Ethics and History of Medicine, Medical Faculty, Ruhr | University Bochum
Institute for Bioethics | Catholic University of Portugal

Funding 
FCT/MEC through national resources (PIDDAC)
(2016 – …)

 

PROJETO "NÓS: (NARRAR, OUVIR E SABER). OS CUSTOS DAS DIFICULDADES EM COMUNICAR, DECIDIR E DELIBERAR"

Objetivos

O objetivo deste projeto é o de promover a reflexão sobre a forma como a dificuldade, incapacidade em deliberar e decidir eticamente poderão constituir um sério problema a nível da sustentabilidade do SNS, ao nível dos custos para a dignidade de quem é tratado e da dignidade de quem trata. Assim, pretendemos avaliar o impacto comunicacional, deliberativo e económico de uma intervenção formativa (em profissionais de saúde) usando a medicina narrativa para concretizar esse objetivo.

Financiamento
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

(2015 – …)

 

PROJETO "INPALIN: INTEGRAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS E INTENSIVOS"

Objetivos

Este projeto tem como principais objectivos: a) avaliar a perspetiva dos profissionais das equipas de cuidados intensivos e paliativos acerca da integração dos cuidados paliativos e intensivos; b) identificar as barreiras existentes à integração dos cuidados paliativos e intensivos; c) identificar os fatores facilitadores desta integração; d) implementar um programa de integração da filosofia e práticas dos cuidados paliativos em unidades de cuidados intensivos, avaliando o impacto do mesmo no processo e qualidade de cuidados aos doentes e famílias (e.g., decisões éticas, processo de deliberação e decisão, cuidados em fim de vida, acompanhamento no luto) e nos profissionais, equipas e serviços (e.g., burnout, empowerment, desenho organizativo), articulando os níveis micro-meso-macro.

Financiamento
FUNDAÇÃO MERCK SHARP & DOHME
FUNDAÇÃO GRUNENTHAL

(2016 – …)

 

PROJETO "ESCADA: ESCOLHA ACERTADA: ANÁLISE NEUROFISIOLÓGICA E NEUROIMAGIOLÓGICA DA DELIBERAÇÃO MORAL NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS"

Objetivos

O estudo tem como objetivo descrever a atividade neuronal que ocorrem durante a tomada de decisão moral, contribuindo assim tanto para a localização das áreas cerebrais envolvidas nesse processo, usando vários grupos de estudantes universitários e longitudinal avaliar estes ao longo da trajetória neurofisiológica que acontece quando se aprende, aplicando-se e tomar decisões baseados na moral (ou seja, meados longitudinal e pontos finais durante o progresso académico).

Parceiros
ICVS - Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho
(2016 - …)

 

PROJETO "LER: LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO PARA OS VALORES"  

Objetivos

A literatura infantil é um das melhores ferramentas de que dispomos para proporcionar aos mais novos a possibilidade de se tornarem seres humanos responsáveis; mais livres e cultos, mais solidários e críticos. É um veículo de transmissão da identidade cultural de um povo, um instrumento privilegiado utilizado em contexto escolar que fomenta o primeiro contacto com a escrita, a consciência fonética e a consciência crítica, mas também um instrumento de transmissão de valores. Nas histórias é possível aprender sobre os diferentes dilemas que assim poderão, equacionando estratégias de deliberação adequadas, servir como plataforma para a discussão escolar e familiar sobre os valores do futuro.
Com este projeto, pretendemos através da introdução de técnicas deliberativas, utilizar a literatura infantil no processo para a educação para os valores, capacitando as gerações futuras para uma tomada de decisão eficiente e prudente.

(2015 - …)

 

PROJETO "BIPE | BIOÉTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO DO PÚBLICO EM MATÉRIAS CIENTÍFICAS"

Objetivos

Esta série de documentários tem por objectivo a divulgação da Ciência através das questões éticas inerentes aos avanços científicos. Através das questões éticas relacionadas com a ciência podemos promover a literacia em ciência e saúde. Sabendo que a ética constitui uma reflexão sobre o modo de alcançarmos a vida boa, com e para os outros, em instituições justas, as questões éticas em Ciência permitem integrar a relação entre o indivíduo e a Ciência no contexto social e cultural que é fonte de significação. Por outro lado, partindo do pressuposto que a literacia científica cívica implica a consciência de cada um como membro activo na deliberação e tomada de decisão nos assuntos públicos relacionados com a ciência, a reflexão sobre questões éticas desperta esta mesma consciência, aumentando o interesse do cidadão no tema científico e promovendo a cidadania.

Parceiros
CITAR - Centro de Investigação Académico da Escola das Artes  

Financiamento 
FCT Plurianual
Fundo
Ethos

Resultados

(2011 - ….)

 

PROJETO "BEST | FORMAÇÃO BIOÉTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS NAS CIÊNCIAS DA VIDA E DO MEIO"

Objetivos

A formação ética, sendo inerente a todas as áreas do conhecimento, é uma tarefa da responsabilidade de toda e qualquer instituição ou comunidade educativa. Assim, o projecto BEST pretende avaliar a pertinência e a importância da educação em bioética na sociedade portuguesa, permitindo a todos os intervenientes no sistema educativo desenvolverem capacidades para uma reflexão ética fundamentada e obterem a motivação para o fazer.
Para além de se tratar de uma inovação total, capacitadora de atenções e mobilizadora de saberes, espera-se que seja indubitavelmente, uma ferramenta que venha contribuir para o enriquecimento da formação ética nas ciências da vida. Trata-se de trabalhar na construção de uma proposta concreta e atractiva que permita responder às prementes necessidades pedagógicas, através de uma utilização facilitada por quaisquer profissionais da educação nas mais diversas circunstâncias pedagógicas actuais.

Financiamento
FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundo Ethos

(2011 - ….)