Medicina Narrativa (Curso Intensivo) - 2ª Edição

PrintPrint
Apresentação
A narrativa literária, filosófica, antropológica e sociológica como elemento integrante do corpus teórico da Medicina e das suas práticas não é novidade. O que é hoje diferente na abordagem narrativa nos cuidados de saúde é o modo como se procura, a partir das capacidades narrativas, desenvolver os instrumentos necessários à construção da relação entre doente/médico, entre profissionais de saúde, entre quem sofre, quem cuida e quem investiga, entre quem investiga e quem dirige instituições de saúde e entre quem sofre, quem cuida, quem investiga e quem toma decisões políticas.
 
Com este curso pretendemos refletir sobre o desafio que hoje enfrentamos de implementar uma abordagem da medicina baseada numa nova cultura organizacional e num modo de olhar e de atuar centrado no doente e não na doença; na decisão verdadeiramente partilhada e não numa encenação de partilha; no trabalho multidisciplinar e não na territorialização de equipas surdas, fechadas em espaços tecnologicamente sofisticados, mas onde a palavra não tem eco e o gesto não tem significado.

 

Posicionamento face à concorrência

Dado que o único curso de Medicina Narrativa que existe em Portugal está sediado em Lisboa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e dada a solicitação por parte de muitos profissionais de saúde de oportunidades de formação nesta área, pensamos ser essencial que o Instituto de Bioética (pelo forte investimento que tem feito na reflexão ética em cuidados de saúde) ofereça esta formação avançada. Por outro lado, a formação numa área que está em expansão a nível internacional será uma mais-valia para os alunos do Doutoramento em Bioética, podendo usufruir de oportunidades de colaboração com unidades de investigação internacionais, com as quais temos desenvolvido parceria no âmbito dos estudos em medicina narrativa.

 
Este curso integra-se no projeto de investigação “NÓS: narrar, ouvir e saber”, desenvolvido no Instituto de Bioética da UCP, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 
 
Curso em parceria com:
 
   
 
 
 

 
Objetivos 

O Curso de Medicina Narrativa visa dar formação avançada sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes.

O principal objetivo é a aquisição de conhecimentos relativamente ao recente conceito de Medicina Narrativa bem como dos respetivos métodos e práticas, procurando desenvolver estratégias comunicativas e de autoconsciência como instrumentos facilitadores da sua prática. 

Metodologia e Planeamento
O programa está organizado em módulos curriculares, cada um visando uma área particular de reflexão. O programa consistirá numa série de aulas teóricas e seminários seguidos por discussões de grupo focalizadas nas temáticas abordadas. Nestas discussões serão utilizadas diferentes metodologias e recursos que incluirão textos ficcionais e não-ficcionais, literatura de referência, vídeos e grupos de discussão.
 
Avaliação e Certificação
O curso confere 7 ECTS que serão atribuídos a quem compareça a 80% das sessões e elabore um trabalho final escrito. A frequência do curso completo com avaliação final confere um certificado com atribuição de 7 ECTS e a realização do curso completo sem avaliação confere um certificado de presença. Haverá a opção de frequência de alguns módulos, em vez do curso na sua totalidade.
 
Certificado de frequência 
A frequência presencial no curso (superior a 80% do n.º total de horas programadas) permite a obtenção de um Certificado de frequência no “Curso Intensivo de Medicina Narrativa”.
 
Diploma de Curso 
A realização de um trabalho de âmbito individual, em tema a definir pelo próprio, a ser apresentado posteriormente, permite a atribuição de uma classificação final, expressa como “Aprovado/ Não Aprovado”, sendo, em caso de Aprovação, emitido um Diploma de “Curso Intensivo de Medicina Narrativa”, que pode ser considerado para a obtenção de créditos. O trabalho a realizar consistirá na elaboração de um texto de carácter reflexivo, que não deve exceder dez páginas de texto, sobre uma das temáticas abordadas ao longo do curso. Será facultado um guião de orientação no início do curso.
Área de Estudos: 
Bioética
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
ECTS: 
7
Campus: 
Campus Foz
Destinatários: 

Profissionais e investigadores da área da saúde e da área das humanidades.

Horários: 

Horário: 17.30h – 20.30h, segunda-feira e terça-feira

Duração: 42 Horas

Local: Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa, Campus Foz, ER 102 (Edifício de Restauro)

Propinas: 

250,00€/propina única

 

Desconto de 20% para:

  • Atuais/antigos alunos da UCP;
  • Atuais alunos FMUP;
  • Profissionais em regime de internato médico

Possibilidade de inscrição por módulos: 37,50€ /módulo

Coordenação: 
Coordenação Científica: Susana Magalhães (IB–UCP|UFP) e Paula Silva (FMUP)
 
Coordenação Executiva: Joana Araújo
 
Contactos: 
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Serviços Académicos - Gabinete de Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto
 
 t. 22 619 62 43 | @ formacao.avancada@porto.ucp.pt