Curso Intensivo de Bioética

PrintPrint

De 19 a 23 de setembro de 2016

Apresentação e justificação do Curso

Tendo em conta que a BIOÉTICA se tornou cada vez mais dominante no plano das mentalidades da cultura de hoje, como resposta aos vertiginosos avanços da tecnologia e às profundas modificações sociopolíticas de um mundo em processo de globalização e de multiculturalismo, parece de enorme importância que esta nova área do saber seja exposta e proposta à sociedade e demonstrada a sua adequação. É essa a convicção dos que fazem o Instituto de Bioética e essa é a linha orientadora de toda esta proposta.

O debate bioético, a procura de fundamentação para a emissão de juízos éticos, o acolhimento de argumentos oriundos de ciências diversas, a lenta mas segura elaboração de uma linguagem própria são fenómenos de irrecusável realidade. Por isso, a Bioética não se limita a um encontro académico de especialistas de várias áreas do saber e da atividade profissional, preferencialmente oriundos da Biologia, da Filosofia, da Teologia, do Direito e da Medicina, antes se constitui como uma “transdisciplina”, projectando-se num horizonte de saberes e práticas próprios.

Neste sentido, a Bioética, como recente configuração da preocupação com o estudo sistemático das dimensões morais da conduta humana nas ciências da vida e nos cuidados de saúde, deve, em nosso entender, constituir-se como uma presente e permanente dinâmica de formação nos profissionais de saúde. Consideramos que o CURSO INTENSIVO DE BIOÉTICA, integrado na Cátedra UNESCO de Bioética, que agora se apresenta, apoiado por um corpo docente de reconhecida competência e excelência, será decisivo para a necessária e urgente formação que no dia-a-dia urge implementar.

 

Objetivos do curso

O principal objetivo é o de proporcionar uma excelente formação que proporcione aos participantes uma compreensão dos princípios e fundamentos da bioética, bem como das principais questões em que a Bioética e a Sociedade se entrelaçam.

 

Metodologia e planeamento do curso

O programa está organizado em módulos curriculares, cada um visando uma área particular da reflexão ética nas ciências da vida, os quais se subdividem em diversos temas/especialidades, de acordo com a pertinência de uma abordagem ética nas respetivas áreas. O programa consistirá em uma série de aulas teóricas e seminários seguidos por discussões de grupo focalizadas nas questões éticas suscitadas no decorrer da aula. Nestas discussões serão utilizadas diferentes metodologias e estratégias que incluirão: (1) a análise de casos (recolhidos na literatura ou trazidos da vivência profissional dos participantes), (2) modelos de decisão ética (“ethical decision making models”), (3) análise ética de documentários, séries e filmes; (4) análise ética de narrativas (utilização de trechos literários).

 

Avaliação e certificação

O curso confere 6 ECTS que serão atribuídos a quem compareça a 80% das sessões e elabore um trabalho final escrito. A frequência do curso completo com avaliação final confere um certificado com atribuição de 6 ECTS e a realização do curso completo sem avaliação confere um certificado de presença.

Aos participantes que obtenham o certificado com atribuição de ECTS, poderá ser creditada a unidade curricular de “Introdução à Bioética” no Mestrado em Bioética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

Área de Estudos: 
Bioética
Grau de Ensino: 
Formação Avançada
Regime: 
Diurno
ECTS: 
6
Campus: 
Campus Foz
Horários: 

Data de Realização 19 de Setembro a 23 de Setembro de 2016

Duração 30 horas

Horário: 9.30h - 12.30h e das 14.30h - 17.30h

Local: Instituto de Bioética, Universidade Católica Portuguesa, campus Foz

Propinas: 

400.00€

Desconto de 10% para:

  •          Atuais/antigos alunos da UCP
  •          Participantes no IX Encontro Luso Brasileiro de Bioética    

 

Coordenação Executiva: Joana Araújo

Coordenação Científica: Ana Sofia Carvalho

Contactos: 

Universidade Católica Portuguesa - Porto
Serviços Académicos - Gabinete de Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto

   t |  226 196 243
@ |  formacao.avancada@porto.ucp.pt