Projeto InPalIn: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos do Instituto de Bioética e CEGE da Universidade Católica Portuguesa presente no VI Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e XVI Congresso do Arco Ibero-Atlântico

A equipa de investigadores do Projeto InPalIn: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos do Instituto de Bioética e CEGE marcou presença no VI Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e XVI Congresso do Arco Ibero-Atlântico que se realizou nos dias 1 e 2 de abril de 2019 em Matosinhos, tendo apresentado as seguintes comunicações como palestrantes convidados:

• “Integração de cuidados paliativos e cuidados intensivos” – Sandra Martins Pereira e Pablo Hernández-Marrero
  • “Desafios para a integração de cuidados paliativos nos intensivos” – Carla Margarida Teixeira

Esta foi a primeira apresentação do Projeto InPalIn num congresso inteiramente dedicado aos cuidados intensivos. As duas apresentações suscitaram um vívido e relevante debate sobre a necessidade de melhor integração e desenvolvimento das práticas e princípios dos cuidados paliativos nas unidades de cuidados intensivos, particularmente no que se refere aos modelos organizacionais de integração e processos de tomada de decisão ética em fim de vida.

O Projeto InPalIn é um projeto de investigação financiado pela Fundação Grünenthal e pela Fundação Merck, Sharp and Dohme.

maio 2019