Luís Archer homenageado em ciclo de conferências

São três as conferências agendadas pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica para homenagear o pioneiro da Genética Molecular e da Bioética em Portugal.

O Instituto de Bioética da Universidade Católica, no Porto, promove um ciclo de conferências em homenagem a Luis Archer, pioneiro da genética Molecular e da Bioética em Portugal.

"Bioética e a Companhia de Jesus", foi o tema da primeira das três sessões, hoje realziada, que teve como orador Jorge José Ferrer, doutorado em Teologia Moral e catedrático da Universidade de Puerto Rico, na cidade de Mayagüez.

Dentro de uma semana, no dia 26, Diego Garcia - médico, filósofo e docente da Universidade Compultense de Madrid, unanimemente considerado uma autoridade mundial no campo da Bioética - apresenta o tema "La autonomía a debate" e. para fechar o ciclo de tributo a Luís Archer, Roberto Andorno, investigador da Faculdade de Direito da Universidade de Zurique, aborda, a 8 de Fevereiro, a temática da "Natureza humana, direitos humanos e direito internacional na era da biotecnologia".

O Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa é a única instituição universitária nacional dedicada exclusivamente a esta área. Sedeado no Porto e dirigido por Ana Sofia Carvalho, foi criado em Julho de 2002, com vista a estabelecer uma aproximação multidisciplinar face aos desafios complexos da sociedade actual, estando atento aos avanços e aos contornos éticos do progresso.