Investigadores do IB participam no I Simpósio e Workshops Internacionais sobre Integridade Científica, Saúde Pública, Educação em Saúde e Bioética do Instituto Oswaldo Cruz

O simpósio decorrerá nos dias 9, 10 e 11 de Novembro, na Fiocruz, Rio de Janeiro e terá como temas centrais  Integridade Científica, Saúde Pública, Educação em Saúde e Bioética.

O encontro é organizado pela Comissão de Integridade Científica do Instituto Oswaldo Cruz, com patrocínio do PAEP/Capes e conta com a participação de diversas unidades da Fiocruz, de instituições do Brasil e do exterior.

A programação inclui cinco painéis: Diplomacia em saúde; Integridade científica como base para política de ensino e pesquisa; Ciência produzida no Brasil pela Fiocruz; Integridade científica, proteção de dados e governança em Biobancos e Biorrepositórios de material biológico humano; e Razões para se preocupar com a integridade em pesquisa.

Está prevista ainda a realização de três workshops: Pesquisa e inovação responsáveis; Integridade científica e os requisitos dos Comitês de Ética em Pesquisa do Brasil; e BEST: bioética no ensino secundário. Estratégias e instrumentos na formação ética nas ciências da vida e do meio: um estudo de caso do Projeto Best, de Portugal.

O objetivo do evento é fomentar discussões e trocas de experiências sobre a natureza e condições de implantação de políticas institucionais voltadas para a preservação e promoção dos valores da integridade da pesquisa científica, em diálogo com os dados nacionais, norte-americanos e europeus.

Também serão discutidos aspectos jurídicos da atuação dos biobancos; as responsabilidades dos investigadores perante violações éticas e a integridade científica com foco no papel institucional diante da má conduta e falsificação de dados, prevenção, identificação e denúncia e o impacto dos desvios éticos na gestão de investigação financiada com recursos públicos no Brasil.

Mais informações »»