Investigador apresenta palestra sobre "BIOÉTICA: Pontes para o Futuro" em Escola Secundária

No âmbito do projeto de investigação "O Contributo do pensamento Bioético de Daniel Serrão no âmbito da Bioética em Portugal", Carlos Costa Gomes, docente e investigador do Instituto de Bioética, esteve na Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis , para falar sobre a "BIOÉTICA: Pontes para o Futuro".

Na linha da bioética proposta por Van Potter e na perspetiva de Daniel Serrão, o investigador Carlos Costa Gomes sublinhou que é missão da investigação científica e da tecnologia estar ao serviço da pessoa humana e da natureza; e não a natureza e a humanidade estarem ao serviço da tecnologia e da ciência. Neste sentido, Carlos Costa Gomes referiu que “o novo conhecimento que a ciência vai produzindo deve ser conciliado com o conhecimento da sabedoria ética. Um não anula o outro. Estes dois modos do conhecimento devem ser complementares”. A missão da Bioética é fazer a "ponte entre estas duas culturas".

“A humanidade necessita urgentemente de uma nova sabedoria que lhe proporcione o “conhecimento de como usar o conhecimento” para a sobrevivência do homem e melhor qualidade de vida” (Van Potter, 1970)”

Maio 2019