Instituto de Bioética da Católica Porto integra “Human Brain Project”

O primeiro passo para a participação do Instituto foi dado, no final do ano passado, no “2013 Human Brain Project Summit”, onde António Jácomo - coordenador da representação do IB - esteve presente no encontro em que foi analisada a possibilidade do Gabinete de Investigação em Bioética (GIB) do Instituto poder integrar o consórcio como parceiro. O Instituto de Bioética mantém, neste momento, cerca de 50 investigadores em atividade em diversas áreas da bioética e neurociência, assumindo uma posição pioneira na linha de investigação na área da neuroética.

Este ano em que se assinala o “Ano Europeu do Cérebro” e dado que este órgão se assume como um dos maiores desafios à ciência do século XXI, é necessário compreender, mais do que nunca, como se processa o seu funcionamento. É precisamente o que pretendem as mais de 80 instituições de investigação na área das neurociências que formam o “Human Brain Project”, abrir portas a novos tratamentos para doenças cerebrais e desenvolver a investigação nas áreas da neurociência, computação e medicina.