Instituto de Bioética amplamente representado no VIII Congresso Nacional de Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (7 a 9 Abril – UCP Lisboa)

Investigadores do Instituto de Bioética participam ativamente no VIII Congresso Nacional de Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) com as seguintes atividades científicas:

• A Investigadora Doutora Sandra Martins Pereira integra a Comissão Científica, é preletora convidada na Sessão Paralela 2, sobre Cuidadores, com a comunicação “Cuidados paliativos e em fim de vida: Vulnerabilidade dos profissionais e construção de sentido”, dinamizará, conjuntamente com o Professor Robin Fainsinger da University of Alberta, Canada, o Encontro com Peritos 7 “Writing a good paper”, e moderará a Sessão Plenária 2 dedicada ao tema “Planeamento Avançado de Cuidados”.
  • Enquanto membro do Grupo de Reflexão Ética da APCP, Sandra Martins Pereira participará também na dinamização do Encontro com Peritos 6 “Questões éticas da investigação em Cuidados Paliativos”.
  • O Investigador Colaborador Doutor Pablo Hernández-Marrero dinamizará o Workshop 8 sobre “Trabalho em Equipa” conjuntamente com o Dr. Paulo Pina e também o Encontro com Peritos 2 “Teamwork”, este conjuntamente com o Revd. Dr. Peter Speck, Honorary Senior Lecturer (Palliative Care) do Cicely Saunders Institute, King's College London.

Além destas atividades, serão ainda apresentadas as seguintes Comunicações Orais e Poster:

• Comunicação Oral na Sessão de Comunicações Orais 3: “Formação sobre cuidados paliativos a adolescentes e jovens: Uma exigência e desafio ético! Um processo de processo de investigação-ação”, da autoria dos Investigadores Sandra Martins Pereira e Pablo Hernández-Marrero.
  • Comunicação Oral na Sessão de Comunicações Orais 3: “Formação sobre cuidados paliativos nos curricula conducentes ao exercício de profissões na área da saúde em Portugal”, da autoria dos Investigadores Sandra Martins Pereira, Ana Júlia Silva e Pablo Hernández-Marrero, em nome do Observatório Português dos Cuidados Paliativos.
  • Poster: “Decisões éticas, contacto com a morte e comunicação de más notícias em unidades de cuidados paliativos e intensivos: Resultados dum estudo com abordagem mista”, da autoria dos Investigadores Sandra Martins Pereira, Carla Teixeira, Walter Osswald, Ana Sofia Carvalho e Pablo Hernández-Marrero, em nome do Projeto InPalIn: Integração dos Cuidados Paliativos e Intensivos.