Instituto de Bioética amplamente representado no 7º Congresso de Cuidados Paliativos do IPO do Porto

Investigadores do Instituto de Bioética participaram ativamente no 7º Congresso de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia, IPO, do Porto, onde apresentaram as seguintes Comunicações Orais:

• Sandra Martins Pereira apresentará a comunicação intitulada “Integração de cuidados paliativos e(m) intensivos: Uma análise ao conceito de integração mediante revisão sistemática de literatura”. Este trabalho foi realizado em coautoria com o Doutorando do Programa de Doutorado – Sanduíche no Exterior da CAPES (Brasil) Márcio Niemeyer-Guimarães e do Investigador Pablo Hernández-Marrero no âmbito do Projeto InPalIn.
  • Susana Magalhães apresentará a comunicação intitulada “Na Ponte entre a Medicina Narrativa, os Cuidados Paliativos e a Ética: contributos para os Cuidados Centrados na Pessoa”, em coautoria com a Investigadora Sandra Martins Pereira.
  • Pablo Hernández-Marrero apresentará a comunicação intitulada “Investigação clínica em pessoas com demência em cuidados paliativos: Procedimentos e desafios na obtenção da aprovação ética”. Este trabalho foi realizado conjuntamente com as Investigadoras Sandra Martins Pereira, Joana Araújo e Ana Sofia Carvalho, em nome do Subprojecto ETHICS II do Projeto ENSURE.

Neste congresso, a comunicação intitulada “Investigação clínica em pessoas com demência em cuidados paliativos: Procedimentos e desafios na obtenção da aprovação ética” apresentada no âmbito do Projeto ENSURE recebeu o Prémio de Melhor Comunicação Oral