Instituto de Bioética amplamente representado no 15th World Congress of the European Association for Palliative Care (EAPC) - “Progressing Palliative Care”

Os Investigadores Sandra Martins Pereira e Pablo Marrero, do Instituto de Bioética, participão no 15th World Congress of the European Association for Palliative Care (EAPC), que se realiza em Madrid, de 18 a 20 de maio de 2017. No âmbito desta participarão serão apresentadas as seguintes atividades científicas:

• “A Bioethical Framework and Reasoning on Antibiotic Use in Palliative Care: A Systematic Review” (Poster) da autoria conjunta de Sandra Martins Pereira, Pablo Hernández-Marrero, Patrícia Joana de Sá Brandão, Joana Araújo e Ana Sofia Carvalho, em nome do Projecto InPalIn.
  • “Cost, Effectiveness and Cost-effectiveness of Home-based Palliative Care: Integrative Literature Review” (Poster) da autoria conjunta de Patrícia Coelho, Manuel Luís Capelas, D.H. Crispim, S. Torres e Pablo Hernández-Marrero.
  • Closed Meeting da "EAPC Nursing Taskforce on preparation for practice in Palliative Care Nursing across the EU", um grupo de trabalho sob coordenação (Co-Chairs) da investigadora do Instituto de Bioética Sandra Martins Pereira e da Prof. Anneke Francke do NIVEL - Nederlands Instituut voor Onderzoek van de Gezondheidszorg, Utrecht, The Netherlands.
  • Open Meeting da "EAPC Nursing Taskforce on preparation for practice in Palliative Care Nursing across the EU."

Nestas duas reuniões, além das atividades de preparação e organização das mesmas, os dois investigadores apresentarão em conjunto com o Prof. Manuel Luís Capelas, do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, os resultados dum estudo internacional inédito sobre a formação pré e pós-graduada em cuidados paliativos em enfermagem na Europa.

A investigadora Sandra Martins Pereira participará ainda na reunião do "Editorial Advisory Board" da revista "Palliative Medicine" (SAGE; IF=3.685), da qual é editora e membro da direção editorial.

Sob o lema “Progressing Palliative Care”, este evento científico demonstra os progressos realizados, à escala mundial, neste domínio. Nas palavras do Prof. Philip J. Larkin, Presidente da EAPC: “This Congress is our opportunity to share and celebrate our in a myriad of ways, we share one goal: to promote the optimal care of patients and families living with chronic, life-limiting and life-threatening disease. And we should never forget that we do that well”. Como parte da sua missão, o Instituto de Bioética da UCP tem também contribuído para este desígnio.