Seminário "O sentido do cuidar: O lugar das Artes e das Humanidades"

A Universidade Católica Portuguesa no Porto informa que decidiu cancelar todos os eventos públicos ou eventos de massas, até indicação em contrário.
20.04.2018 16:30
Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

20.04.2018 16:30 Seminário "O sentido do cuidar: O lugar das Artes e das Humanidades" Link: http://www.bioetica.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/seminario-sentido-cuidar-lugar-das-artes-e-das-humanidades

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

O sentido do Cuidar através do olhar da Arte e das Humanidades
Artes e Humanidades: o Sentido do Cuidar

 
Cuidar do Outro implica saber olhar, saber escutar, saber interpretar e representar, saber Ser em Relação. Dentro da caixa da evidência científica, das guidelines, dos procedimentos objetivamente instituídos, cada um de nós é identificado pela sua semelhança a todos os outros que, tal como nós, exercem a sua profissão na área da saúde, ou que, tal como nós, adoeceram, ou ainda, que tal como nós cuidam de quem está doente. Dentro da caixa não há espaço para a diferença, para as histórias que constituem a verbalização da experiência única, singular e individual de cada profissional de saúde, de cada doente, de cada cuidador. Neste seminário, daremos espaço a outros olhares, a clareiras de criatividade, que promovem Cuidados verdadeiramente centrados na Pessoa, através do exercício da Medicina Narrativa.

Contaremos com a participação de Lorraine Verran, especialista em Cuidados Paliativos e Cuidados Intensivos, autora de vários livros, entre eles, "A vida tem seu tom" e "O pequeno poeta"  e de Ana Luiza Novis, psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e Terapia Narrativa, autora de vários livros, entre eles “A Visita Inesperada - Quando Uma Doença Chega À Sua Casa Para Tumultuar”.

Esta iniciativa insere-se nas atividade do Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa (GERMEN) que conta com o Ipatimup/i3Scomo entidade parceira e que é coordenado por Susana Magalhães (IB-UCP/UFP) e por Paula Silva (FMUP/Ipatimup/i3S).

A entrada é  livre, mas sujeita a inscrição através do e-mail germednarrativa@gmail.com

Mais informações »»»