Debate público sobre “Termos e conceitos na relação clínica”

A Universidade Católica Portuguesa no Porto informa que decidiu cancelar todos os eventos públicos ou eventos de massas, até indicação em contrário.
28.02.2019 18:00
Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

28.02.2019 18:00 Debate público sobre “Termos e conceitos na relação clínica” Link: http://www.bioetica.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/debate-publico-sobre-termos-e-conceitos-na-relacao-clinica

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EP002 - Edifício do Paraíso

Promovido em parceria pelo NEBio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), no dia 28 de fevereiro realiza-se um dos três debates públicos que partem do texto “Termos e conceitos na relação clínica”, que foram organizados com a intenção de clarificar o significado de termos utilizados no debate público e referidos pelos media, que por serem equívocos e/ou incorretos confundem ou pervertem a perceção que os ouvintes fazem dessas palavras e dos conceitos a que elas referem. Quando essa é comunicação é parte da relação clínica a necessidade de utilizar termos corretos e de associá-los a conceitos adequados é essencial para que o resultado seja adequado e eficaz.

Agenda:

Apresentação do tópico na perspetiva dos: “Termos e conceitos na relação clínica”
António H. Carneiro (Médico Internista e Intensivista e Coordenador do NEBio)

Exercício do contraditório na perspetiva bioética e literária
Susana Magalhães (Profª Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa, Investigadora no Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto pelo qual é Doutorada em Bioética e Co-coordenadora do Germen -- Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa)

Comentário ao tópico na perspetiva jurídica
Filomena Girão (Licenciada em Direito pela Universidade e Coimbra, presidente do Conselho Geral do IPC, Doutoranda em Bioética o Instituto de Bioética da Universidade Católica no Porto)

Comentadores convidados:

Walter Oswald (Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa)
Ana Sofia Carvalho (Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa)
Elga Freire (Coordenadora do NEPal da SPMI)

Mais informações disponíveis aqui.