Conversas com Ética | CV's Oradores

Adelaide Costa | adelsus@gmail.com
Assistente Hospitalar do Serviço de Psiquiatria no Hospital de São João;
Assistente Convidada de Psiquiatria pelo Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
Doutoranda do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa;
Áreas de interesse: Perturbações de ansiedade e do humor; psicossomática; demências; psiquiatria na dor crónica e em cuidados paliativos; bioética e ética médica

 

Alberto Castro
Professor de Economia na Faculdade de Economia e Gestão/Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Membro do conselho geral e de supervisão da EDP e presidente do conselho fiscal da Mota-Engil e da Unicer. Tem ainda estado ligado a várias associações empresariais, como a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Comercial do Porto e a APICCAPS (associação da indústria do calçado).
Atualmente desempenha as funções de chairman do Banco de Fomento.

 

Ana Gerschenfeld
Nasceu em Buenos Aires mas cedo se mudou para Boston e mais tarde para Paris, onde estudou Estatística e Matemática;
Começou a sua carreira na comunicação social, onde foi jornalista de ciência na edição francesa de Scientifc American e também na La Recherche (French Science Magazine).
Em 1989 mudou-se para Portugal e desde 1990 é jornalista de Ciência no Público, onde foi responsável pelo lançamento do jornal online em 1994;
Em 2009 propôs ao Jornal que suportasse as despesas de uma análise genética e em troca contaria a sua experiência que transformou em blogue “Os meus genes e eu”.

 

Ana Sofia Carvalho
Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa;
Professora Associada com Agregação na UCP;
Coordenadora do Centro de Investigação em Bioética;
Co-coordenadora da Cátedra UNESCO em Bioética (IB-UCP);
Perita na área da avaliação ética da Comissão Europeia.

 

António Araújo | amfaraujo@netcabo.pt
Médico Oncologista.
Director do Serviço de Oncologia Médica no Centro Hospitalar do Porto.
Director do Serviço de Oncologia Médica no Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga (2006 a 2012).
Coordenador da Clínica de Patologia do Pulmão (2006 a 2012).

 

António Ferreira
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João.
Licenciado e doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Medicina Interna.
Assistente graduado de medicina interna do Hospital de S. João e Professor auxiliar da Faculdade de Medicina do Porto.
Membro do grupo de Programa do Medicamento Hospitalar do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde e Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular do Porto.
Vencedor do Best Leader Awards 2013 na categoria de Líder na Administração Pública.

 

António Jácomo
Professor e investigador no Centro de Investigação de Bioética (GIB) - Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Professor Associado e Coordenador do módulo Jean Monnet no Mestrado em Estudos Europeus -Universidad Pontificia de Salamanca – Espanha. Professor Convidado da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e na Universidade de Oxford (GB). Doutor em Filosofia e Mestre em História da Ideia de Europa do Instituto Superior de Estudios y Derechos Humanos Europeos - Universidad Pontificia de Salamanca. Áreas de investigação: filosofia da mente, psicologia moral, ética, ciência cognitiva, da religião e Estudos Europeus.

 

Carla Teixeira
Médica, Especialista da Unidade de Cuidados Intensivos 2 e Serviço de Anestesiologia, Departamento de Anestesiologia, Cuidados Intensivos e Emergência.
Professora Auxiliar convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto;
Investigadora integrada do Gabinete de Investigação em Bioética, onde se tem dedicado à realização de estudos no âmbito do burnout, tema da sua tese de doutoramento.

 

Catarina Resende
Professora Catedrática da Faculdade de Medicina na Universidade de Coimbra;
Investigadora Principal no Centro de Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra
O seu principal interesse de Investigação situa-se na área do envelhecimento e nas doenças para as quais o envelhecimento é o principal fator de risco.
Em 2006, foi-lhe atribuído o Prémio "Estímulo à Excelência" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Em 2008, foi-lhe atribuído o prémio "Verdades de Faria" em Envelhecimento, pela Santa Casa Misericórdia de Lisboa.

 

Edna Goncalves 
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com mestrado em Oncologia e pós-graduação em Cuidados Paliativos (CP) e em Medicina da Dor e competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos. Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do Centro Hospitalar de São João, E.P.E. e dirigiu o SCP do IPO- Porto, E.P.E. de 2003 a 2008. Coordenadora do Programa INPAR de CP domiciliários desde a sua origem em 2012, é colaboradora da ARS-Norte para a área dos CP e integrou o Grupo de Trabalho para a regulamentação da Lei de Bases dos CP, em representação da Ordem dos Médicos.
Formadora em diversos cursos, pós-graduações e mestrados de Cuidados Paliativos, faz parte da Comissão Científica do Mestrado em CP da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e foi coordenadora pedagógica do 1º e 2º Curso de Pós-graduação em CP da Universidade Católica Portuguesa (núcleo do Porto).
Foi vogal da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) de 2005 a 2010 e é atualmente Membro do Grupo de Reflexão Ética desta associação.

 

Fátima Ribeiro | fribeirobranco@gmail.com
Doutora em Bioética pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa,   com o trabalho “Maus tratos a idosos em contexto familiar”.
Professora Adjunta Principal do Instituto Politécnico de saúde do Norte no Curso de Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem de Reabilitação.
Especialista na área de Enfermagem de Reabilitação.
Mestre Bioética e Ética médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na área da qualidade de vida do idoso na família. 
Membro Fundador da Associação Portuguesa de Enfermagem Geronto-Geriátrica
 
 
Fernando Regateiro | fregateiro@gmail.com
Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e director do Serviço de Genética.
Coordenador da rede de infraestruturas UCGenomics e da área de cooperação internacional da FMUC. 
Coordenador-geral do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade de Cabo Verde. 
Possui a “competência em gestão de serviços de saúde” pela Ordem dos Médicos. 
Autor do livro “Manual de Genética Médica”, co-autor de 15 livros e autor ou co-autor de mais de 200 trabalhos científicos. É ainda autor do livro “HUC, 4 Anos de Gestão e o Futuro”. 
Foi presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Centro e director do Centro de Histocompatibilidade do Centro. 
Foi conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e conselheiro do Conselho Nacional de Educação. 
Foi pró-reitor da Universidade de Coimbra. 
Foi o primeiro director da Imprensa da Universidade de Coimbra. 
Foi membro do Conselho Científico-Cultural, da Assembleia da Universidade e do Conselho Social da Universidade.
 
 
 
Filipe Almeida
Professor Auxiliar de Pediatria da Faculdade de Medicina do Porto
Diretor Serviços de Humanização do Hospital de S. João do Porto
Presidente do Centro de Estudos de Bioética
Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica
Consultor da Academia Pontifícia para a Vida (APV)

 

Graça Vilar | graca.vilar@sicad.min-saude.pt
Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses. Assistente Graduada de Psiquiatria, da Carreira Especial Médica, com formação Grupanalítica pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise. Atualmente com o cargo de Diretora da Direção de Serviços de Planeamento e Intervenção, do Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). Formadora em sessões e cursos científicos e participação regular no planeamento e desenvolvimento de diversas ações formativas, no domínio das substâncias de abuso e das dependências e em temas de psiquiatria geral. Perita nacional, no âmbito do indicador epidemiológico chave do Treatment Demand key Indicator (TDI) e do Drug Related Infectious Diseases (DRID), do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência. Representante do SICAD no Conselho Consultivo do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, no Conselho Nacional de Saúde Mental e Conselho Nacional Antidopagem.

 

João Barreto
Psiquiatria. Professor aposentado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Porto;
Chefe de Serviço de Psiquiatria no Hospital de S. João, Porto, onde dirigiu o Hospital de Dia e criou a consulta de Psiquiatria Geriátrica (até à sua aposentação, 2007)
Leccionou na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, no Mestrado em Intervenção Comunitária, e na Fac. de Ciências Sociais da Universidade Católica, em Braga, no Mestrado de Gerontologia Social.
Presidiu à Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria, de que foi um dos fundadores. Foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências.  Presidiu à Comissão Científica da Associação Alzheimer Portugal.
Foi consultor da Direcção Geral de Saúde na elaboração do Plano de Saúde Mental para a população idosa.
Neste momento é o presidente da Comissão de Ética para a Saúde do Hospital de Magalhães Lemos.

 

João Ramalho Santos
João Ramalho de Sousa Santos é Professor Associado do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e líder do grupo de investigação em Biologia da Reprodução e Células Estaminais do CNC, onde estuda o funcionamento de espermatozoides, ovócitos e células estaminais embrionárias.

 

Jorge Polónia | jjpolonia@gmail.com
Professor associado com agregação de medicina e farmacologia clinica da FMUP.
Prof. Catedrático Convidado da Universidade de Aveiro.
Coordenador da Unidade de Fármaco-vigilância do Norte.
Consultor de Hipertensão do Hospital Pedro Hispano, Porto.
Presidente Colégio de Farmacologia Clinica da Ordem dos Médicos (1999 a 2000).
Presidente da Associação Portuguesa Hipertensão Sociedade Portuguesa Cardiologia (1997 a 1999).

 

Jorge Sequeiros
Professor Catedrático de Genética Médica, Genética Clínica e de Genética e Bioética no Departamento de Patologia e Imunologia Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Director do Centro de Genética Preditiva e Preventiva do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade da Porto.
Membro da direção do European Board of Medical Genetics.
Médico geneticista com interesse particular em doenças neurodegenerativas, testes genéticos, aconselhamento genético, genética psicossocial, políticas públicas, genética e sociedade.

 

José Nuno Ferreira da Silva
Capelão do Hospital de São João;
Doutor em Bioética pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, onde desenvolveu o trabalho “A Morte e o Morrer – entre o deslugar e o lugar”.
Investigador integrado no Gabinete de Investigação em Bioética.

 

Manuel Curado | jmcurado@ilch.uminho.pt
Professor da Universidade do Minho onde leciona lógica, epistemologia, filosofia da mente e ciências cognitivas, Doutor pela Universidade de Salamanca, mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado pela Universidade Católica Portuguesa.
Auditor da Defesa Nacional
Titular do Curso de Alta Direcção para a Administração Pública. 
Perito da Comissão Europeia em Ética. 
Director da revista Jornal de Ciências Cognitivas.
Autor de diversos livros, entre eles: O Mito da Tradução Automática (Braga, 2000) e A Namorada Automática (em processo editorial). 

 

Mª Augusta Vieira Coelho
Professora Associada de Farmacologia na Universidade do Porto
Membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia
Psiquiatra

 

Maria do Céu Patrão Neves
Professora Catedrática de Filosofia, disciplina de Ética, da Universidade dos Açores com formação específica na área da Bioética pelo Kennedy Institute of Ethics (Washington, DC), foi deputada ao Parlamento Europeu, de 2009 a 2014, sendo atualmente Consultora para a Ética da Vida do Presidente da República.

 

Margarida Silvestre
Médica especialista em Ginecologia-Obstetrícia com a subespecialidade de Medicina da Reprodução;
Assistente hospitalar na obstetrícia nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)
Assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Doutora em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa.

 

Nadine Santos | nsantos@ecsaude.uminho.pt
Investigadora Auxiliar em Neurociências do Instituto de Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho;
Doutorada em Biociências Moleculares pela Washington State University;
Áreas de interesse: Neurociências; Envelhecimento; Cognição; Neuroimagem; Ética;   Estudos translacionais

 

Médico e Professor Catedrático na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Diretor do Curso de Medicina e Vice-presidente Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Diretor do Centro Clínico Académico em Braga. Coordenador do Domínio de Investigação em Neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho. 
Membro de várias comissões de saúde e de investigação nacionais e internacionais.

 

Paula Martinho da Silva
Advogada  (Lic. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa)
Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid
Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, 2003-2009
Membro do Grupo Europeu de ética nas Ciências e Novas Tecnologias - Comissão Europeia, 2011-2016

 

Sandra Pereira
Sandra Martins Pereira é licenciada em Enfermagem e em Ciências da Educação, pós-graduada em cuidados paliativos, mestre e doutora em Bioética. Complementarmente a estes projetos de âmbito académico tem-se dedicado à realização de estudos diversos no âmbito dos Cuidados Paliativos. Desde 2007, é membro integrado do Gabinete de Investigação em Bioética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.
Entre 2003 e 2013 exerceu funções docentes na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo – Universidade dos Açores.
De fevereiro de 2013 a setembro de 2014, realizou formação de nível pós-doutoral em investigação em cuidados paliativos, tendo exercido funções como Experienced Researcher no VU Medical Center, EMGO+ Institute for Health and Care Research, em Amesterdão (Holanda), no âmbito do Projeto EURO-IMPACT – European Intersectorial and Multi-disciplinary Palliative Care Research Training.

 

Susana Magalhães | susanavtm@gmail.com
Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa.
Doutora em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa.
Investigadora integrada do Gabinete de Investigação em Bioética, onde é responsável pelo projeto NÓS (narrar, ouvir e saber): Histórias que contagiam, projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Vaz Carneiro
Professor Associado de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência
Diretor-Executivo do Instituto de Formação Avançada
Membro do Clinical Practice Guideline Committee – European Society of Cardiology
Diretor do Cochrane Portugal

 

Walter Osswald | ib@porto.ucp.pt
Professor Emérito de Farmacologia e Terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;
Coordenador da Cátedra UNESCO em Bioética (IB-UCP);
Autor de mais de 500 artigos, 3 livros, coeditor de vários livros de Farmacologia e Bioética; Editor do Prontuário Terapêutico.
Conselheiro do IB-UCP